Já sentiu que por mais que tentem, as conversas com seu parceiro sempre acabam em discussão? Ou que vocês parecem falar línguas diferentes? A dificuldade em se comunicar de forma clara e eficaz é um dos maiores desafios enfrentados pelos casais. Mas por que isso acontece e como podemos superar essa barreira?
Por que temos dificuldade em dialogar?
- Medo de ser julgado: Muitas vezes, evitamos expressar nossos sentimentos por medo de sermos julgados ou criticados.
- Diferentes estilos de comunicação: Cada pessoa tem sua própria maneira de se comunicar, e essas diferenças podem gerar mal-entendidos e reativar dores vividas em outras fases da vida
- Acúmulo de ressentimentos: Quando as pequenas frustrações não são abordadas, elas podem se acumular e se tornar muito grandes
- Expectativas não realistas: Acreditar que o parceiro deve nos entender sem que precisemos nos comunicar de forma clara pode gerar aborrecimentos profundos.
- Foco demasiado na fala e na racionalidade: atitudes de carinho, cuidado e atenção, ou mesmo a linguagem escrita ou artística, também são formas de dialogar consigo mesmo e com o parceiro
Caminhos para melhorar a comunicação no relacionamento
- Privilegiar um ambiente tranquilo: Evite conversas importantes quando estiverem cansados, com fome ou com a mente em outras temáticas. Se possível, busque um lugar calmo e livre de distrações para conversar.
- Usar a comunicação “eu”: Em vez de culpar o outro, expresse seus sentimentos usando frases que comecem com “eu”. Por exemplo, em vez de dizer “Você sempre me deixa esperando”, diga “Eu me sinto frustrado quando tenho que esperar por você”.
- Identificar suas próprias inseguranças e feridas emocionais: Saber onde o próprio calo aperta minimiza as chances de culpar ou sobrecarregar o parceiro por questões que não lhe pertencem.
- Praticar a escuta ativa: Demonstre interesse pelo que o outro está dizendo, faça perguntas e busque compreender como ele se sente.
- Seja paciente e respeitoso: Mudar os padrões de comunicação leva tempo e exige paciência e respeito mútuo.
- Adotar uma postura reflexiva: A comunicação é uma ferramenta essencial para qualquer relação, e não somente a conjugal. Se você encontra dificuldades para falar com seu parceiro, é possível que essa mesma dificuldade esteja presente em suas relações de trabalho, amigos e família. Refletir sobre isso pode favorecer que você aprimore suas relações de maneira geral.
- Ampliar suas expressões: Sabia que a dança, a arte e a meditação também são formas de reconhecer e comunicar nossos afetos? Experimentar essas atividades pode ampliar sua expressão emocional junto a si mesmo e ao parceiro.
Lembre-se: A comunicação não acontece somente no diálogo verbal. O olhar, o toque, a escuta, as atividades criativas e as atitudes no dia-a-dia também são formas de conversa e troca afetiva.
Larissa Castro Alves é Comunicóloga e Psicóloga Clínica (registro CRP 06/173802), formada em Terapia de Casal (Instituto J. L. Moreno) com aprimoramento em Atendimento a Adultos na Perspectiva Analítica (PUC/SP). Atualmente cursa Especialização em Psicoterapia Analítica e Abordagem Corporal (Instituto Sedes Sapientiae) e atua em São Paulo. Com experiência em acompanhar pessoas em sofrimento e angústia e casais que almejam minimizar suas dificuldades de comunicação e fortalecer seus relacionamentos, Larissa oferece um ambiente acolhedor e seguro para aprofundamento de sentimentos, pensamentos e comportamentos com liberdade e honestidade