Apesar de ser um processo natural e universal, o envelhecimento é muitas vezes encarado como tabu. De maneira geral não gostamos de revelar nossa idade ou pensar sobre a morte, recebemos infinitas ofertas de serviços e produtos para disfarçar a velhice, e pouco discutimos sobre as vantagens do amadurecimento e a importância de planejar um envelhecimento saudável.
Quando somos jovens, tendemos a nos preocupar menos com o aumento da idade e suas consequências. Com o passar dos anos, somos obrigados a refletir sobre o que passou, uma vez que as consequências de nossas atitudes passadas são sentidas na prática. Em outras palavras, a forma como lidamos com saúde familiar, financeira, emocional, e física no passado/presente impacta diretamente os resultados futuros.
Da mesma maneira que o tema impacta a vida individual, impacta também a vida do casal que envelhece junto.
As Mudanças do Envelhecimento e seus Impactos no Casal
O envelhecimento pode afetar a saúde física, sexual, emocional e social de um casal. As mudanças corporais, a mudança da relação com o trabalho com ou sem aposentadoria, a perda e/ou distanciamento de amigos e familiares, a independência dos filhos e a proximidade da morte são fatores que podem gerar ansiedade, tristeza e insegurança.
Muitos temas podem impactar o casal durante seu envelhecimento juntos:
- Mudanças corporais: O corpo envelhece, e saber ouvi-lo e cuidá-lo impacta na qualidade do envelhecimento.
- Mudanças familiares: É normal que a configuração familiar se altere e seus membros desenvolvam novas atitudes e visões de vida. Acolher essas mudanças contribui para um melhor envelhecimento de todos.
- Maior autoconhecimento: Mais tempo de vida significa mais experiências, e acúmulo de conhecimentos sobre si mesmo. Trabalhar essas percepções num processo reflexivo pode contribuir para melhores escolhas e qualidade de vida.
- Maior intimidade no casamento: Mais tempo juntos significa também mais experiências e acúmulo de conhecimentos sobre a relação conjugal, incluindo o que o parceiro gosta, suas dores e feridas pessoais.
- Desfrutar as conquistas: Uma vida longa significa a possibilidade de colher o que foi plantado, como por exemplo uma relação positiva com familiares, amigos, estabilidade financeira ou tempo livre.
- Assertividade: Uma idade madura pode acompanhar mais assertividade sobre o que se gosta ou não de fazer. Identificar suas preferências e recusas é essencial para tocar a vida de forma mais autêntica e feliz.
- Visão de futuro: A incerteza sobre o futuro pode gerar ansiedade e preocupação. Por outro lado, um futuro bem planejado pode proporcionar uma vida madura bastante satisfatória.
- Vivência de lutos e afastamentos: A perda de amigos e familiares, se não elaborada emocionalmente, pode levar ao isolamento ou desânimo.
- Crises de identidade: A aposentadoria e as mudanças no papel social podem afetar a autoestima e a identidade do casal. Como pensar novas formas de viver ao longo da vida?
- Crise sexual: a rotina de um relacionamento de longo prazo associada ao envelhecimento do corpo podem impactar a qualidade da vida sexual do casal. Dialogar sobre isso pode ajudar a reencontrar caminhos para a intimidade.
A Importância da Psicoterapia de Casal
O envelhecimento do corpo e o enfrentamento de uma sociedade que valoriza a juventude em detrimento da maturidade formam um cenário que coloca o envelhecimento como algo negativo ou difícil. Por outro lado, os aspectos positivos do envelhecimento estão diretamente ligados ao investimento que foi feito na juventude.
Diante disso, a psicoterapia de casal pode ser uma ferramenta para ajudar os casais a planejar, ou ainda lidar com os desafios do envelhecimento. Um terapeuta especializado pode oferecer um espaço seguro para que o casal explore seus sentimentos, compartilhe suas preocupações e encontre novas formas de se conectar.
Benefícios da Psicoterapia de Casal:
- Melhora da comunicação: A terapia pode ajudar o casal a se comunicar de forma mais eficaz e a resolver conflitos de forma mais construtiva.
- Fortalecimento do vínculo: A terapia pode fortalecer o vínculo entre os parceiros, aumentando a sensação de segurança e apoio mútuo.
- Desenvolvimento de novas estratégias de enfrentamento: A terapia pode ajudar o casal a desenvolver novas estratégias para lidar com as mudanças e os desafios do envelhecimento.
- Aumento da qualidade de vida: Ao lidar de forma mais saudável com as questões relacionadas ao envelhecimento, o casal pode ter uma melhor qualidade de vida.
- Diálogo sobre ajuste de rotas: Compreender os próprios sonhos e desejos e balanceá-los com os do parceiro no contexto da maturidade pode favorecer o ajuste da rota do casal, contribuindo para um melhor envelhecimento conjunto.
Larissa Castro Alves é Comunicóloga e Psicóloga Clínica (registro CRP 06/173802), formada em Terapia de Casal (Instituto J. L. Moreno) com aprimoramento em Atendimento a Adultos na Perspectiva Analítica (PUC/SP). Atualmente cursa Especialização em Psicoterapia Analítica e Abordagem Corporal (Instituto Sedes Sapientiae) e atua em São Paulo. Com experiência em acompanhar pessoas em sofrimento e angústia e casais que almejam minimizar suas dificuldades de comunicação e fortalecer seus relacionamentos, Larissa oferece um ambiente acolhedor e seguro para aprofundamento de sentimentos, pensamentos e comportamentos com liberdade e honestidade