Casamento de aparência: a máscara que esconde a verdade

Às vezes, por trás de sorrisos e posts elegantes nas redes sociais, espreita um relacionamento repleto de sofrimento, ou ainda um casamento de aparência. Mas o que é, de fato, um casamento de aparência? E o que fazer quando se percebe que está vivendo uma realidade que não corresponde a sua verdade?

O que é um relacionamento de aparência?

Um relacionamento de aparência é aquele em que a felicidade é mais uma fachada do que uma realidade, e isso pode ocorrer numa amizade, relacionamento familiar, ou ainda qualquer tipo de vínculo, incluindo o conjugal. É um relacionamento construído com base em expectativas sociais, medos de julgamentos, desejo de impressionar terceiros, ou ainda sob aspectos de conveniência. Os sentimentos verdadeiros são muitas vezes negligenciados em prol de outros interesses, como por exemplo a manutenção de uma imagem ideal.

Por que as pessoas permanecem em casamentos de aparência?

  • Medo do desconhecido: A incerteza sobre o futuro pode ser assustadora e levar as pessoas a permanecerem em situações insatisfatórias.
  • Pressão social: A expectativa social de um casamento duradouro e feliz pode dificultar a decisão de se separar.
  • Dependência emocional ou financeira: A dependência do parceiro pode levar a pessoa a se sentir incapaz de seguir em frente.
  • Medo de decepcionar os outros: A preocupação com a opinião dos outros pode impedir de tomar decisões que priorizem o bem-estar pessoal.
  • Inconsciência: quando desconectados de nossa interioridade, ficamos suscetíveis a reproduzir modelos prontos e valorizados socialmente. Isso costuma gerar grande sofrimento emocional pois raramente nossos valores mais íntimos correspondem aos valores apresentados pelas grandes mídias ou redes sociais.

E agora, o que fazer?

Reconhecer que há algo de inautêntico em seu(s) relacionamento(s) é um primeiro passo fundamental, pois nem sempre esse é um caminho fácil. Para percorrê-lo, precisamos refletir profundamente sobre quem somos, as escolhas que fazemos e nossos objetivos de vida. Por isso, na suspeita de estar vivenciando um casamento de aparência ou outras relações que estejam em desacordo com sua essência, se mostra útil a busca por autoconhecimento. Reconhecer a qualidade e autenticidade de suas relações é uma tarefa a ser realizada por você mesma!

Algumas dicas para te ajudar nesse momento:

  • Seja gentil com você: vivemos numa época em que a aparência é mais valorizada pela sociedade do que a essência. Perdoe-se caso reconheça que investiu seu tempo em situações duvidosas.
  • Não tenha medo de buscar ajuda: Um terapeuta pode te auxiliar a entender seus sentimentos e encontrar soluções para sua situação.
  • Seja paciente: Revisitar suas escolhas promoverá contato com aspectos inconscientes e doloridos da sua personalidade, os quais levarão tempo para serem compreendidos e elaborados. Respeite-se e não acelere.
  • Não se culpe: Lembre-se que você não está sozinha(o) nessa situação. Buscar a verdade pessoal é um direito e desafio para todos.
  • Planeje seu futuro: Pense em seus objetivos de vida e em como você se enxerga no futuro.

Lembre-se: Um relacionamento de aparência, assim como qualquer outro, pode gerar aprendizados, e nunca é tarde para amadurecer e se desenvolver. Não deixe de buscar ajuda psicológica se necessário.

 

Larissa Castro Alves é Comunicóloga e Psicóloga Clínica (registro CRP 06/173802), formada em Terapia de Casal (Instituto J. L. Moreno) com aprimoramento em Atendimento a Adultos na Perspectiva Analítica (PUC/SP). Atualmente cursa Especialização em Psicoterapia Analítica e Abordagem Corporal (Instituto Sedes Sapientiae) e atua em São Paulo. Com experiência em acompanhar pessoas em sofrimento e angústia e casais que almejam minimizar suas dificuldades de comunicação e fortalecer seus relacionamentos, Larissa oferece um ambiente acolhedor e seguro para aprofundamento de sentimentos, pensamentos e comportamentos com liberdade e honestidade

 

 

Deixe um comentário

um + 3 =