Brigas no relacionamento: É normal? Como lidar?

É natural que casais briguem. Discordâncias, diferentes formas de ver o mundo e expectativas não alinhadas fazem parte da convivência a dois. No entanto, a forma como lidamos com essas divergências pode determinar a saúde e a longevidade de um relacionamento.

Por que brigamos?

As causas das brigas são diversas e podem variar de casal para casal. Alguns dos motivos incluem:

  • Diferentes estilos de comunicação: Cada pessoa tem sua própria maneira de se expressar e de compreender o outro. Quando não conseguimos criar uma linguagem comum com o parceiro os conflitos podem surgir.
  • Expectativas idealizadas e não realistas: Quando nos apaixonamos, projetamos de maneira espontânea e inconsciente sonhos e expectativas na pessoa amada. Porém, ao longo do tempo e com a vivência da rotina, muito do que acreditávamos ser uma característica do ser amado se mostra algo almejado por nós. Essa descoberta tende a ser dolorida, pois gera frustração e tristeza. Acreditar que o parceiro deve atender a todas as nossas necessidades e refutar que ele tenha sua própria personalidade gera sentimento de incompreensão e pode desencadear brigas.
  • Falta de tempo para o casal: Um dia-a-dia voltado apenas para o mundo externo e sem afetividade pode afastar os casais de sua interioridade e intimidade, dificultando a conexão emocional.
  • Mágoas e ressentimentos: Experiências passadas desagradáveis e/ou traumáticas, sejam elas relacionadas à conjugalidade ou não, podem influenciar a forma como lidamos com o parceiro.
  • Falta de empatia: Não conseguir se colocar no lugar do outro e entender seus sentimentos pode intensificar os conflitos.

É possível ter um relacionamento sem brigas?

Desentendimentos são inevitáveis em qualquer relacionamento, afinal duas pessoas diferentes precisam construir algo comum, sendo natural que vivenciem discordâncias. Contudo, entrar em contato com os lados racional e afetivo desses desentendimentos pode tornar as brigas menos frequentes, e auxiliar o casal a amadurecer.

Como lidar com as brigas e desentendimentos?

  • Comunicação assertiva e não violenta: Quando o outro provocar desagrados, experimente compartilhar com ele sua vulnerabilidade e como se sentiu, antes de acusá-lo. Preferir expressar-se num momento em que ambos estejam emocionalmente tranquilos também pode ajudar a iniciar um diálogo menos defensivo. 
  • Buscar autoconhecimento: Na medida em que cada um conheça mais a respeito de si mesmo, menores serão as chances de responsabilizarem o parceiro pelas próprias dificuldades
  • Respeito: Mesmo em momentos de raiva e frustração, é fundamental manter o respeito pelo outro.
  • Mudar o foco da discussão: Na hora da irritação, é comum focar em distinguir quem está certo ou errado. Um caminho mais amistoso pode envolver a procura conjunta por soluções.
  • Procure ajuda profissional: Se as brigas se tornarem frequentes e estiverem afetando a qualidade do relacionamento, não hesite em buscar ajuda de um psicólogo.

A terapia de casal pode ajudar?

Sim, a terapia de casal é uma ferramenta para ajudar os casais a melhorar a comunicação, resolver conflitos e fortalecer o vínculo. Um terapeuta de casal pode oferecer um espaço seguro para que o casal expresse seus sentimentos, identifique os padrões de comportamento conscientes e inconscientes que contribuem para as brigas, e desenvolva novas estratégias para lidar com os conflitos.

Lembre-se:

As brigas fazem parte da vida a dois, mas a forma como lidamos com elas pode determinar o sucesso ou o fracasso de um relacionamento. Investir em uma comunicação aberta e honesta, em empatia e em busca de soluções conjuntas favorecerá um relacionamento mais forte e feliz.

 

Larissa Castro Alves é Comunicóloga e Psicóloga Clínica (registro CRP 06/173802), formada em Terapia de Casal (Instituto J. L. Moreno) com Aprimoramento em Atendimento a Adultos na Perspectiva Analítica (PUC/SP). Atualmente cursa Especialização em Psicoterapia Analítica e Abordagem Corporal (Instituto Sedes Sapientiae) e atua em São Paulo. Com experiência em acompanhar pessoas em sofrimento e angústia e casais que almejam minimizar suas dificuldades de comunicação e fortalecer seus relacionamentos, Larissa oferece um ambiente acolhedor e seguro para aprofundamento de sentimentos, pensamentos e comportamentos com liberdade e honestidade

Deixe um comentário

dezoito − quinze =